terça-feira, 14 de março de 2017

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres

Segundo livro que leio de Clarice Lispector. O primeiro foi o A hora da Estrela, comentadíssimo, inclusive escolhido para lista de leitura para diversos vestibulares.

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres é o quinto romance da autora. Nessa obra, o narrador conta a história de Lóri e suas aprendizagens sobre o amor e a existência. Ulisses tem um papel importante nas descobertas da personagem, o qual age como condutor de Lóri até o amadurecimento emocional.

O eu e o outro é uma das principais discussões da obra. O eu e o que sou? são coisas que deixam a personagem mais perdida em sua existência, a qual é reencontrada e amadurecida ao se relacionar mais profundamente com o outro. Esse é seu desafio, sair do eu e se envolver com o outro.

Percebe-se uma concordância do  tema principal com o ideal cristão de voltar-se para o outro. Claro que não é um livro religioso, mas trata da espiritualidade, principalmente com a personagem Lóri. Ela sempre traz o Deus para seus pensamentos, seja para contradizê-lo, inclusive ideais bíblicos, ou modificá-los para si. De acordo ela vai se encontrando e encontrando o amor de forma que não o conhecia, esse o Deus vai tendo uma maior forma.

O texto é construído de forma única. A luta contra paradigmas é bem clara, inclusive na pontuação, afinal, o romance começa com uma virgula e termina com dois pontos. O pensamento de Lóri é único, e não o é ao mesmo tempo. A linguagem que parece tão distoante, mostra os traumas e lutas universais das pessoas, não só da mulher ou qualquer outro. A noção de estar perdido e de quando não, se perder a cada momento. Existêncialismo muito existente em Clarice Lispector, que parece trazer a dor da existência em suas obras e a luta para existir.

Nessa obra, parece haver uma resposta, não nova, nem inovadora, mas inovada, pois existe a muito tempo. Ao usar a personagem Lóri nessa temática, um ser único e claramente perdido, ela torna universal o que tão parece individual: a compreensão e satisfação com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário